Fênix

É um pássaro proveniente da mitologia grega com penas brilhantes, douradas e vermelhas e que emitia raios de luz através de seu corpo, com tamanho aproximado de uma águia. Alguns dizem que a mesma vivia exatamente 500 anos enquanto outros acreditavam que seu ciclo de vida era de 97.200 anos sendo que, ao final de cada ciclo, a mesma queimava-se. A Fênix tornou-se símbolo da imortalidade e do renascimento espiritual devido ao seu renascimento através das próprias cinzas.

Essa crença pode ter se baseado em Bennu(mitologia egípcia), na qual uma ave acinzentada, com formas parecidas a de uma garça habitava o Egito,  a qual, tendo cumprido seu ciclo de vida, voava a Heliópolis e pousava na pira do Deus Rá, ateando fogo em si própria e em seu ninho. Depois de consumida pelas chamas a ave voltava à vida, ressurgida das cinzas.

Na era cristã, por exemplo, a Fênix renascida transformou-se em um símbolo popular da ressurreição de Cristo, recebendo uma segunda vida, em troca da que sacrificou. Na China a Fênix representava felicidade, virtude, força, liberdade e inteligência e na sua plumagem havia o brilho das 5 cores sagradas (roxo, azul, vermelho, branco e dourado).

A crença na ave existiu em vários povos da antiguidade e seu significado para todos os povos é o mesmo: perpetuação, ressurreição e esperança eterna, o que mostra 2 valores importantes ao homem, a circularidade do tempo e a renovação.


Na Arkadia você poderá comprar a Fênix da imagem por R$85,00.

0 comentários:

Postar um comentário