Mandalas

Mandala é uma palavra sânscrita (de origem hindu) que significa círculo, um circulo mágico, de energia. Representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. De fato, toda mandala é a exposição plástica e visual do retorno à unidade pela delimitação de um espaço sagrado e atualização de um tempo divino.

A Mandala é  constituída por desenhos circulares, formas quadradas e triangulares, que geralmente se entrelaçam a imagens simbólicas, contendo diversas imagens significativas. 

O ano, nas sociedades primitivas era representado por um imagem de trajetória circular. Outros exemplos são as catedrais cristãs da Igreja primitiva, concebidas como imitação de Jerusalém Celeste, representando uma imagem ordenada do cosmos, do mundo. Como simbolismo do centro do mundo, a mandala dá forma a cidades, a templos, a palácios reais assim como à mais simples habitação humana. A habitação não é somente um abrigo, mas a criação do mundo. Sendo assim, a mandala representa para o homem um abrigo interior, um reencontro com Deus.

A função da Mandala é o autoconhecimento e desenvolvimento espiritual, prosperidade, harmonia, sucesso em relacionamentos em geral e, principalmente, a captação e transformação de energias negativas em positivas, mantendo o ambiente sempre em harmonia.

0 comentários:

Postar um comentário